Revitalização da Ponte da Amizade pode levar mais tempo para ser concluída

Iguaçuenses e moradores de Ciudad del Este podem ter que esperar mais tempo para ver a Ponte da Amizade reformada por completo. A empresa responsável pela execução do projeto solicitou ao Departamento Nacional de Trânsito que o prazo fosse estendido em seis meses. O projeto inicial prevê o término da reforma para outubro de 2015. As obras começaram em Janeiro deste ano e até agora 28% foi concluída. Dentro desse percentual está a parte que causou mais transtornos ao tráfego da ponte, que incluiu a renovação da pista de rolamento, recuperação das placas de concreto e substituição das juntas de dilatação. Durante esse período, que durou três meses, o tráfego ocorreu apenas em meia pista durante todo o dia, sendo controlado por semáforos.   

De acordo com o contrato, a reforma deveria ter sido iniciada em Outubro de 2014. Mas após solitação do CODEFOZ, associações comerciais de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este e do setor turístico das duas cidades, a empresa teve que adiar o começo da obra para evitar maiores transtornos, já que nos meses de novembro e dezembro o fluxo de turistas é grande e coincidiria com a fase mais crítica da recuperação. Além do adiamento do início da renovação da ponte sem reposição do período, o grande volume de chuvas no último mês também serviu para justificar o atraso. O novo prazo ainda precisa da aprovação do Judiciário e se for validado será para o dia 7 de abril de 2016. O valor de aproximadamente 10 milhões de reais não sofreu alteração.

A ponte agora passa pela fase de tratamento de patologias e pinturas. Até a finalização do projeto, a Ponte da Amizade deve receber novas grades de proteção e cobertura para a passarela, proporcionando maior conforto e segurança aos pedestres. A interrupção de tráfego por meio de semáforos ainda é feito e deverá continuar até o fim da revitalização, mas agora somente em horários de baixo movimento. A Ponte da Amizade completou 50 anos em 2015 e é a primeira vez que é restaurada.