Tecnologia e concorrência: o fim da GoPro ?

Após rumores e um susto sobre uma possível lei de protecionismo, voltamos a falar sobre novidades e produtos de tecnologia.

Durante muito tempo líder em um nicho que ela próprio criou, a GoPro está enfrentando uma onda de novos concorrentes mais preparados para tomar o seu lugar. Será que ela ainda é a rainha das câmeras de ação e esportes radicais?

O termo GoPro já virou referência quando o termo é “Action-cams”. E porque a marca é, na verdade inseparável a esta nova geração de câmeras que têm sido produzidas. Impermeável, durável e não muito cara, elas são naturalmente adaptadas para a ação e experiências extremas: a sua lente grande angular permite ao usuário compartilhar um ponto de vista em primeira pessoa de tirar o fôlego. Visionário, o criador da GoPro Nick Woodman teve , antes de tudo, uma grande visão em marketing. Eventos como Tour de France, WTC, X-Games, nenhum grande evento esportivo ocorre sem os meios de comunicação via Go-Pro! O sucesso foi tanto que a empresa GoPro entrou na bolsa de valores em 26 de junho, com um aumento de 30,58% em seu primeiro dia de negociação – deve-se dizer que a marca detém 90% do câmeras de ação de mercado. Com uma campanha bem sucedida entre os grandes nomes da indústria de eletrônicos. Sony, Canon, Panasonic e outros levaram tempo para reagir.

O despertar das gigantes

Na frente da GoPro, nós pesquisamos nada menos que seis concorrentes de peso. Seja na competição “tradicional”, como Panasonic ou Sony, ou até mesmo a Kodak SP1 que recebeu cinco estrelas recentemente. Em um segmento difícil de crescer no campo de filmagem e fora de questão para deixar a GoPro ainda mais longe.
Toshiba e Sony já lançaram modelos no passado, mas sem convencer – sem dúvida não era uma prioridade industrial. Mas nesta indústria de eletrônicos de consumo, todas as ações são bem vindas para tomar.
Vejamos alguma potenciais concorrentes de peso a tomar o lugar da Go-Pro.
Kodak PixPro SP1

kodak 6 pro
Certamente mais impressionante e mais pesado do que seus outros concorrentes, o SP1 é à prova d’água, e uma das mais completas da competição, incluindo Wi-Fi e um monitor diretamente acessível sobre o aparelho. Além de seu custo muito acessível e seu desempenho global, o SP1 tem uma vantagem significativa: ele vem com um pacote muito completo de acessórios. O último argumento a favor dela é também muito interessante: autonomia da bateria de 2h50.

Toshiba Camileo X-sports

toshiba
Não tão grande como o SP1 Kodak, as Camileo X-sport é a segunda maior câmara nesta batalha. Concebida como uma GoPro com sua estanque à prova d’água, oferece uma tela ampla integrada na parte de trás é quase tão grande quanto a própria GoPro! Ele vem com um pequeno controle remoto que pode ser anexado ao redor do braço e tem a vantagem de ser muito simples de usar: apenas dois botões.

Somikon DV-800 Wi-Fi

Somikon DV-800 Wi-Fi
Um clone da GoPro por um terço do preço! Além da tela LCD localizada na parte superior da câmera e não na frente, o DV-800 inspira-se fortemente sobre o formato da GoPro, o que a torna a segundo menor câmera deste comparativo e também um dos mais baratos. Mas ao contrário de sua concorrente, ela não ignorou o Wi-Fi e pode ser controlado através de um smartphone, o que pode ser muito útil.

GoPro Hero 3 +:

GoPro Hero 3

site oficial da GoPro http://pt.gopro.com/
Além de seu pequeno tamanho e sua vasta gama de acessórios, a GoPro possui grandes forças como a sua qualidade em modos de vídeo e suas configurações avançadas. Entre os modos de 4K, 4K de alta definição, 2.7K, 1440 Full HD e o alto ISO manual, os cineastas têm o direito de controlar o fino formato de vídeo e a alta qualidade final do vídeo. Mas essas forças possuem fraquezas como acessórios muito caros, necessidade de um smartphone para controlar as imagens e a capacidade de resposta do aplicativo não é tão rápida. Mesmo assim, o modo 4K é realmente surpreendente, com um máximo de … 12,5 quadros por segundo.

Sony AS100V

Sony AS100V
Geotagging para arquivos de vídeo, diversidade de codificação de vídeo e um formato que pode ser usado tanto em torno da cabeça, ao lado de um veículo ou capacete, a pequena AS100V Sony possui os dentes afiados. A qualidade da codificação é um dos destaques da Sony, ela pode ser utilizada também com um acessório original: um relógio eletrônico à prova de água equipado de uma tela que permite o controlo remoto através de Wi-Fi até cinco câmaras simultaneamente e exibição de imagens. Muito mais conveniente (e menos arriscado) do que andar de skate com o seu smartphone.

 

Afinal, GoPro está com seus dias contados?

Encontre a GoPro e suas concorrentes nas principais lojas:

http://www.lojasnoparaguai.com.br/lojas-no-paraguai/cameras-e-fotografia

Visite sempre nosso blog e fique bem informado sobre as novidades e últimas notícias.