Tereré é tema de Moeda Comemorativa

Considerado Patrimônio Cultural e Bebida Nacional do Paraguay, o famoso tereré agora está estampado em uma moeda comemorativa para os colecionadores e apreciadores do tradicional mate paraguaio. A moeda faz parte da Série Íbero-americana Encontro de dois Mundos que reúne nove países representando, dessa vez, o tema Raizes Culturais. Cada um dos participantes (Argentina, Cuba, Ecuador, Espanha, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Perú e Portugal) expõe em sua moeda a sua representação cultural.

No Paraguai, além de uma moeda comemorativa, o tereré já possui um dia em sua homenagem. Uma lei nacional de 2011 declarou a bebida como Patrimônio Cultural e fixou o último sábado do mês de Fevereiro de cada ano como o Día del Tereré. Existem várias teorias para tentar explicar como a bebida surgiu no território Paraguaio. Uma lenda diz que o tereré nasceu na Guerra do Paraguai. Nos intervalos dos combates, os soldados gostavam de tomar chimarrão (erva mate com água quente) mas não havia tempo suficiente para esquentar a água. Por isso tomavam-no com água fria. Outra história conta que durante a Guerra do Chaco, os combatentes não podiam ascender fogo para esquentar a água do chimarrão, pois revelariam sua posição. Assim, tomavam o mate frio. Há também a hipótese de que o costume tenha sido introduzido pelo escravos ervateiteiros (mensú) quando serviram a guerra. Os escravos também teriam aprendido a tomar o mate frio para não serem encontrados pelos capangas através da fumaça.

A moeda comemorativa possui o valor de 1 Guarani. Em seu anverso está a imagem de uma jarra, cuia e bomba, como símbolo da bebida. Há também um ramo da planta erva mate e o seu nome científico: Ilex Paraguariensis. No verso, encontra-se o símbolo da moeda paraguaia no centro e em volta deste, os símbolos dos nove países participantes da série
parte-reversa-de-la-moneda-conmemorativa-_479_479_1281348

la-jarra-la-guampa-y-la-yerba-mate-ingredientes-imprescindibles-de-la-bebida-tradicional-_495_482_1281349

De acordo com o Banco Central do Paraguay (BCP) as moedas devem estar disponíveis a partir de de hoje, 21, juntamente com o segundo lote das moedas referentes a visita do Papa ao país.