Paraguai e Brasil com o mesmo horário por 2 semanas

O horário de verão começou à 0h deste domingo (01/10) em todo o Paraguai e segue até o dia 25 de março de 2018. Com a mudança, os relógios devem ser adiantados em uma hora, coincidindo com o horário do Brasil por duas semanas. Nas regiões de fronteira, brasileiros e paraguaios precisam ficar atentos. No Brasil, o novo horário entra em vigor no dia 15 e será encerrado no dia 17 de fevereiro de 2018.

Isso ocorre porque nessa data inicia oficialmente o horário brasileiro de verão, sendo adotado nas regiões sul, sudeste e centro-oeste.

No Brasil quanto no Paraguai, de acordo com os governos federais, o objetivo da utilização do horário de verão é minimizar a sobrecarga de consumo de energia durante alguns picos diários. O horário de verão prevê, entre outras questões, o maior aproveitamento da luz natural, fazendo com que as lâmpadas sejam ligadas mais tarde.

Lembrando que maioria das lojas de Ciudad del Este atendem a partir das 7h até às 16h (horário de Brasília) de segunda à sábado. No domingo apenas algumas lojas abrem, normalmente apenas no período da manhã.

horario de verão na fronteira Paraguai, Brasil e Argentina

Horário de Verão na fronteira Paraguai, Brasil e Argentina

Como funciona o fuso horário na região da fronteira

Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazú: há uma diferença de 1 hora de atraso no fuso horário do Paraguai em relação ao Brasil. O fuso horário da Argentina em relação ao Brasil é o mesmo. Ou seja, quando no Brasil é 12h, na Argentina também é 12h e no Paraguai 11h.

O Paraguai também adota o sistema do horário de verão. Desta forma, quando os dois países estiverem neste horário, a diferença de uma hora entre Brasil e Paraguai permanecerá.

A Argentina não adota este sistema, assim, ficará com uma hora a menos do que o Brasil.

Com horário de verão: entre os dias 01 e 15 de outubro (período que estará valendo o horário de verão paraguaio, mas, ainda não o brasileiro), os três países estarão no mesmo fuso horário. Ou seja, no Brasil será 12h, no Paraguai será 12h e na Argentina também será 12h.

A partir do dia 15 de outubro, quando estiver valendo o horário de verão brasileiro, será 12h no Brasil, 11h no Paraguai e 11h na Argentina.